Energia Mecânica





Energia Mecânica
Conceito
Energia Cinética
Energia Potencial
Energia Química
Energia Nuclear
Energia Eólica
Mapa do Site
Fale Conosco







Conceito

    energia%20mecanicaA energia mecânica é a energia que pode ser transferia para um outro corpo, através de um trabalho. Está caracterizado por ser o resultado da soma de duas energias: a cinética e a potencial, como veremos, mais a frente, na sua fórmula. Isso, na prática, quer dizer que a energia mecânica é a energia resultante de qualquer objeto que tenha energia potencial (gravitacional, elástica ou elétrica) ou estiver em movimento, por adquirir energia cinética.

    Um princípio importante para ser lembrando quando tratamos da energia mecânica é a teoria da conservação das massas, de Lavoisier, que diz que em nenhum sistema, físico ou químico é capaz de criar ou eliminar matéria. Em outras palavras, nada se perde, tudo se transforma. Essa foi fundamental para, em 1788, através de estudos de Joseph Lois Lagrange, se estabelecesse o principio da ideia de energia mecânica que temos hoje.

    A importância dessa lei para a energia mecânica, e para todos as outros sistemas estudados, vem pelo fato de, em alguns casos, o objeto a ser analisado num problema a ser resolvido poder obter energia cinética e não ter energia potencial, ou vice e versa. Mas, na mesma situação, esse objeto ganha energia potencial e perde sua energia cinética, pela lei da conservação das massas esse sistema terá o mesmo valor da situação passada.

    Aplicando isso matematicamente, temos:

   
    Em = Ec + Ep

Em = Energia Mecânica

Ec = Energia Cinética

Ep = Energia Potencial

     A equação usada para energia cinética é constante, diferente da energia potencial. A energia potencial pode apresentar-se como potencial gravitacional, elástica ou elétrica. Cada uma delas apresenta uma equação diferente para seu cálculo.

    A energia cinética apresenta a equação :

Ec = ½ . m . V2

     A energia potencial gravitacional tem a equação:  

Fpg = m. g. h.

    A energia potencial elástica :

Epe = kx2/2

    A energia potencial elétrica :


Epe = K . Q . q /d – K . Q . q /d0


    Sendo assim, o cálculo da energia mecânica varia de acordo com o tipo de força que age sobre ela e sua intensidade.

    A energia mecânica é uma conquista física, pois possibilita a resolução de vários problemas matemáticos e físicos. Além de ser uma forma de obter vários dados importantes de um sistema, como velocidade, massa altura e outros, dependendo do que for calculado